quarta-feira, 22 de março de 2017



A cidade de Alegre vai sediar novamente as Finais Gerais de uma  Copa  A Gazetinha, programadas para o o período de 8 a 15 do próximo mês de julho. Atendendo a um pedido do prefeito alegrense, José Guilherme Gonçalves Aguiar, a Coordenação Geral da Copa A Gazetinha decidiu oficializar a realização dos jogos das Finais Geras da 41ª  edição da competição naquela cidade  do Sul do nosso Estado.  No ofício, enviado para o Coordenador Geral, jornalista Janc, José Guilherme disse ter total interesse em sediar as Finais Gerais , enfatizando que “ não abrimos mão da realização deste grandioso evento em nossa cidade.”
Môsca e Marinho acertaram detalhes do
torneio com o jornalista Janc.
O vice-prefeito  de Alegre, Mário Cezar Machado, o Marinho,  e o presidente da Câmara Municipal, Emerson Gomes Alves, o “Mosca”,   é que tiveram a iniciativa de realizar o torneio naquele município.  Apresentaram  o projeto para o prefeito José Guilherme que  aceitou de imediato, oficializando o interesse do município pelo evento, enviando
Através de um ofício, o prefeito José
Guilherme manifesta o interesse de
sediar as finais em Alegre
um comunicado ao Coordenador Geral.
Já foram realizadas duas reuniões, sendo a primeira em Vitória, no escritório da Coordenação, e o segundo em Alegre, este contando com as presenças do vice-prefeito Marinho, do vereador Emerson Môsca  e de representantes de agremiações do Sul do Estado.
O torneio terá a sua abertura festiva  na tarde do dia 8 de julho, com as equipes alegrenses jogando contra as de Varre-Sai  e no dia seguinte será complementada a primeira rodada da fase eliminatória.
Nesta fase os jogos serão realizados nos seguintes locais: Estádio do Comercial, Estádio do Rio Branco, Estádio do Distrito deCelina, Estádio do Distrito de Anutiba, Distrito do Café, Distrito de Rive e Campo da Escola Agrotécnica Federal.

OS  CAMPOS
Campo do Distrito de Celina do Escola Agrotécnica
Campo do Distrito de River e vestiário do campo de Celina


HISTÓRIA

Alegre e Desportiva disputaram
uma decisão que não terminou














A primeira vez que Alegre sediou as Finais Gerais foi em 1982. O hoje presidente da Câmara de Vereadores, o desportistas Emerson Môsca, gosta de lembrar de um acontecimento inusitado, ocorrido na partida final entre o time da casa e o da Desportiva Ferroviária. Ele conta:

-O jogo decisivo acontecia no estádio do Rio Branco. Estava no finzinho e empatado de um a um e tudo indicava que seria decidido nos pênaltis. Mas, aos quarenta e cinco minutos, o árbitro, que era o então jovem Márcio Nascimento, marcou um pênalti contra a equipe de Alegre. Foi um protesto geral dos torcedores alegrenses. Este protesto chegou ao doutor Victor Emanuel Alcure, que, além de ser o Juiz de direto de Alegre, era o treinador do time. Ele entrou em campo, chamou a torcida e para dentro do gol e até hoje a penalidade não foi cobrada pela equipe da Desportiva...

O jornalista Janc lembra muito bem desta história e disse que a sorte dele foi que o jornalista Chico Pardal havia lhe doado um troféu para ser entregue ao time campeão, juntamente com o oferecido pela Coordenação. Na hora da solenidade de encerramento do torneio, acontecido na  salão de festas do Comercial, Janc teve uma solução brilhante e relata o que aconteceu:

O jornalista Janc, ao lado do doutor Victor e dona
Aurora,  na entrega dos troféus  
-O ambiente não estava nada bom. Aí eu peguei o troféu do Pardal e disse que o torneio tinha dois campeões. O campeão da esportividade, da fidalguia em receber os visitantes de braços abertos e que este campeão era o time de Alegre. Rápido,  passei o troféu para o o capitão da equipe. Fui bastante aplaudido. Depois
O capitão da equipe de Alegre, feliz com o troféu.
disse que o campeão de fato era a Desportiva, entregando o troféu oficial para o capitão grená. Graças a Deus tudo terminou bem e o caso engraçado foi que o saudoso professor Gabino - responsável pela arbitragem -  e os árbitros tiveram que dormir no quartel com medo dos torcedores. Na manhã seguinte, foram levados de
  camburão até Rive, de onde   embarcaram de volta para    Vitória...

A COPA DE 2009
Alegre sempre esteve presente na Copa A Gazetinha.  Sediou  as Finais Gerais de 2009, sendo que neste torneio  foi muito lembrado os personagens do primeiro torneio, principalmente o doutor Victor Alcure, que tinha um amor muito grande pelas coisas de Alegre, principalmente no quesito futebol. Em sua homenagem o campeão recebeu o Troféu Doutor Victor Alcure , que foi entregue ao campeão pela sua viúva Dona Aurora, que na época da realização da primeira competição era diretor da Escola Agrotécnica onde os atletas ficaram alojados.

 A ALEGRIA DO DESPORTISTA MÔSCA

O vereador e desportista Emerson Môsca, um dos responsáveis pela realização do evento do próximo mês de julho, não esconde a sua alegria e emoção: “ E agora, depois de trinta e cinco anos, o nosso município reedita aqueles momentos de muita alegria e confraternização, realizando mais uma vez as Finais Gerais de uma Copa A Gazetinha.”

_____________________________________

Prefeitura de São Gabriel da Palha confirma
participação nas Finais Gerais de Alegre


Mário Pereira visitou o escritório da Copa A Gazetinha.
O novo diretor de esportes da Prefeitura de São Gabriel  da Palha, o desportista Mário Pereira Batista, esteve reunido com a Coordenação Geral da Copa A Gazetinha e confirmou a participação do município nas Finais Gerais da 31ª Copa A Gazetinha, programadas para o mês de julho, na cidade de Alegre.  São Gabriel está classificado nas três categorias e, segundo Mário Pereira,  já está sendo formada a nova Comissão Técnica e os  atletas inscritos pelas equipes da prefeitura  gabrielense  serão convocados de imediato para se reapresentarem, começando, então, os treinos para disputar o torneio, programado para a cidade de Alegre, no período de 8 a 15 do próximo mês de julho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário