sexta-feira, 24 de março de 2017




A abertura festiva e o encerramento dosjogos serão no estádio do Comercial

A Coordenação Geral da Copa A Gazetinha está divulgando todo o esquema de disputa das Finais Gerais da 41ª Copa A Gazetinha, programadas para o próximo mês de julho, tendo como sede a cidade de Alegre. Na primeira fase da competição serão utilizados sete campos, sendo dois na sede do município e os outros distribuídos pelos distritos de Celina, Anutiba, Café, Rive (dois campos).  
Todos os locais dos jogos foram  visitados pela Coordenação Geral, que considerou todos eles com condições excelentes para acontecer os jogos da tão esperada Finais Gerais da 41ª edição da Copa A Gazetinha. 
Confira a tabela e comece a se preparar para torcer para a vitória de sua equipe.





__________________________________________________________


O Tigres não para

O Tigres de Aracruz, dirigido pelo ex-jogador de futebol Raimundo Nonato, o Rai, não para. Além de ser sempre destaques na Copa A Gazetinha, os meninos do Tigres participam de outras competições, sempre fazendo bonito. Neste ano o Tigres está tendo o apoio da diretoria do Aracruz e os meninos do Rai vão representar o clube aracruzense nas competições oficiais da Federação. Na foto, um encontro do presidente do Esporte Clube Aracruz, Eduardo Bitti  com os atletas e o professor Rai.



Que escudo bonito!

A Escolinha do Center Norte, do município de Linhares tem um escudo muito bonito. O atleta dos times do Afonsinho, que vestir ca camisa do  Center Norte,  tem a obrigação de jogar bonito  como o escudo da camisa da equipe linharense...



Baú da Copa

Luiz Alberto Garcia (na foto) apareceu como dirigente no futebol amador de Vila Velha n mesma época do surgimento da Copa A Gazetinha. Era o líder esportivo do Bairro Alvaora. Tinha um time chamado Roicles, que fez muito sucesso nos torneios da Copa  A Gazetinha. Luiz Alberto até hoje continua ligado ao esporte e foi por muito tempo um fiel parceiro do jornalista Janc na coordenação da competição.

quarta-feira, 22 de março de 2017



A cidade de Alegre vai sediar novamente as Finais Gerais de uma  Copa  A Gazetinha, programadas para o o período de 8 a 15 do próximo mês de julho. Atendendo a um pedido do prefeito alegrense, José Guilherme Gonçalves Aguiar, a Coordenação Geral da Copa A Gazetinha decidiu oficializar a realização dos jogos das Finais Geras da 41ª  edição da competição naquela cidade  do Sul do nosso Estado.  No ofício, enviado para o Coordenador Geral, jornalista Janc, José Guilherme disse ter total interesse em sediar as Finais Gerais , enfatizando que “ não abrimos mão da realização deste grandioso evento em nossa cidade.”
Môsca e Marinho acertaram detalhes do
torneio com o jornalista Janc.
O vice-prefeito  de Alegre, Mário Cezar Machado, o Marinho,  e o presidente da Câmara Municipal, Emerson Gomes Alves, o “Mosca”,   é que tiveram a iniciativa de realizar o torneio naquele município.  Apresentaram  o projeto para o prefeito José Guilherme que  aceitou de imediato, oficializando o interesse do município pelo evento, enviando
Através de um ofício, o prefeito José
Guilherme manifesta o interesse de
sediar as finais em Alegre
um comunicado ao Coordenador Geral.
Já foram realizadas duas reuniões, sendo a primeira em Vitória, no escritório da Coordenação, e o segundo em Alegre, este contando com as presenças do vice-prefeito Marinho, do vereador Emerson Môsca  e de representantes de agremiações do Sul do Estado.
O torneio terá a sua abertura festiva  na tarde do dia 8 de julho, com as equipes alegrenses jogando contra as de Varre-Sai  e no dia seguinte será complementada a primeira rodada da fase eliminatória.
Nesta fase os jogos serão realizados nos seguintes locais: Estádio do Comercial, Estádio do Rio Branco, Estádio do Distrito deCelina, Estádio do Distrito de Anutiba, Distrito do Café, Distrito de Rive e Campo da Escola Agrotécnica Federal.

OS  CAMPOS
Campo do Distrito de Celina do Escola Agrotécnica
Campo do Distrito de River e vestiário do campo de Celina


HISTÓRIA

Alegre e Desportiva disputaram
uma decisão que não terminou














A primeira vez que Alegre sediou as Finais Gerais foi em 1982. O hoje presidente da Câmara de Vereadores, o desportistas Emerson Môsca, gosta de lembrar de um acontecimento inusitado, ocorrido na partida final entre o time da casa e o da Desportiva Ferroviária. Ele conta:

-O jogo decisivo acontecia no estádio do Rio Branco. Estava no finzinho e empatado de um a um e tudo indicava que seria decidido nos pênaltis. Mas, aos quarenta e cinco minutos, o árbitro, que era o então jovem Márcio Nascimento, marcou um pênalti contra a equipe de Alegre. Foi um protesto geral dos torcedores alegrenses. Este protesto chegou ao doutor Victor Emanuel Alcure, que, além de ser o Juiz de direto de Alegre, era o treinador do time. Ele entrou em campo, chamou a torcida e para dentro do gol e até hoje a penalidade não foi cobrada pela equipe da Desportiva...

O jornalista Janc lembra muito bem desta história e disse que a sorte dele foi que o jornalista Chico Pardal havia lhe doado um troféu para ser entregue ao time campeão, juntamente com o oferecido pela Coordenação. Na hora da solenidade de encerramento do torneio, acontecido na  salão de festas do Comercial, Janc teve uma solução brilhante e relata o que aconteceu:

O jornalista Janc, ao lado do doutor Victor e dona
Aurora,  na entrega dos troféus  
-O ambiente não estava nada bom. Aí eu peguei o troféu do Pardal e disse que o torneio tinha dois campeões. O campeão da esportividade, da fidalguia em receber os visitantes de braços abertos e que este campeão era o time de Alegre. Rápido,  passei o troféu para o o capitão da equipe. Fui bastante aplaudido. Depois
O capitão da equipe de Alegre, feliz com o troféu.
disse que o campeão de fato era a Desportiva, entregando o troféu oficial para o capitão grená. Graças a Deus tudo terminou bem e o caso engraçado foi que o saudoso professor Gabino - responsável pela arbitragem -  e os árbitros tiveram que dormir no quartel com medo dos torcedores. Na manhã seguinte, foram levados de
  camburão até Rive, de onde   embarcaram de volta para    Vitória...

A COPA DE 2009
Alegre sempre esteve presente na Copa A Gazetinha.  Sediou  as Finais Gerais de 2009, sendo que neste torneio  foi muito lembrado os personagens do primeiro torneio, principalmente o doutor Victor Alcure, que tinha um amor muito grande pelas coisas de Alegre, principalmente no quesito futebol. Em sua homenagem o campeão recebeu o Troféu Doutor Victor Alcure , que foi entregue ao campeão pela sua viúva Dona Aurora, que na época da realização da primeira competição era diretor da Escola Agrotécnica onde os atletas ficaram alojados.

 A ALEGRIA DO DESPORTISTA MÔSCA

O vereador e desportista Emerson Môsca, um dos responsáveis pela realização do evento do próximo mês de julho, não esconde a sua alegria e emoção: “ E agora, depois de trinta e cinco anos, o nosso município reedita aqueles momentos de muita alegria e confraternização, realizando mais uma vez as Finais Gerais de uma Copa A Gazetinha.”

_____________________________________

Prefeitura de São Gabriel da Palha confirma
participação nas Finais Gerais de Alegre


Mário Pereira visitou o escritório da Copa A Gazetinha.
O novo diretor de esportes da Prefeitura de São Gabriel  da Palha, o desportista Mário Pereira Batista, esteve reunido com a Coordenação Geral da Copa A Gazetinha e confirmou a participação do município nas Finais Gerais da 31ª Copa A Gazetinha, programadas para o mês de julho, na cidade de Alegre.  São Gabriel está classificado nas três categorias e, segundo Mário Pereira,  já está sendo formada a nova Comissão Técnica e os  atletas inscritos pelas equipes da prefeitura  gabrielense  serão convocados de imediato para se reapresentarem, começando, então, os treinos para disputar o torneio, programado para a cidade de Alegre, no período de 8 a 15 do próximo mês de julho.