domingo, 25 de junho de 2017

EURICO BATALHA
Primeiro atleta revelado na 
 Copa Gazetinha a jogar no exterior

Quem vê aquele senhor andando pelas ruas da cidade do sul baiano de Itamaraju, não imagina que ali está uma pessoa viajada, no mais amplo sentido da palavra. Ali está o senhor Eurico Batalha, ex-jogador de futebol, tendo iniciado a sua carreira ainda menino, jogando pela equipe do Copinho, treinada pelo então também jovem Cosme Eduardo, hoje professor de educação física e treinador profissional.
Isto aconteceu nos primeiros torneios da Copa A Gazetinha. E os muitos gols que o jovem centro-avante marcou, foi a principal razão da conquista do primeiro lugar pelo Copinho.
Batalha, que passou a ser o seu nome de guerra, fez muito sucesso e por isso não demorou muito já era jogador da Desportiva, que naquela época mandava no futebol capixaba.
Daí pra frente só foi sucesso, coroando com a sua ida para o futebol da Arábia Saudita, sendo, desta maneira, o primeiro jogador revelado na Copa A Gazetinha a se  transferir para o exterior. 
Depois de deixar os gramados como jogador profissional, Batalha foi morar em  Itamaraju, onde tem propriedades rurais e é muito querido pela comunidade local. 
E ele nunca esquece da Copa A Gazetinha, mostrando muita gratidão pelo projeto que lhe deu a oportunidade de se realizar como um futebolista reconhecidamente  de sucesso.
Um encontro de ex-craques da Copa A Gazetinha: Jacimar, Batalha, Jorginho e Fernando Batalha, irmão do Eurico e que foi também jogador de futebol profssional
No próximo dia 29, na Igreja Adventista de Itamaraju, a comunidade local vai ouvir uma palestra  do Batalha, contando como foi a história de sua carreira como futebolista.

Em 2015, comemorando os 40 anos da Copa A Gazetinha, a Assembléia Legislativa do Espírito Santo prestou homenagens ao projeto e aos ex-craques que participaram dela. 
Entre os homenageados estavam Eurico Batalha, Geovane e Jorginho.